Bolívia: Indígenas serão consultados sobre construção de estrada
A senadora do partido do governo boliviano Movimento ao Socialismo (MAS), Gabriela Montaño, antecipou nesta segunda (10) que a consulta prévia à construção do segundo trecho da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos, proposta pelo Executivo, será realizada com as pessoas que vivem no Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), de acordo com o que estabelece a Constituição Política do Estado.
Publicado 10/10/2011 12:37
Ela explicou que o projeto de lei proposto pelo governo “é perfeitamente possível” porque contempla a suspensão das obras, que pode ligar os estados de Cochabamba y Beni, e propõe uma consulta prévia com os indígenas que vivem no parque nacional.
Reforçou que “a consulta prévia é factível por duas razões: uma porque não se iniciou nenhum trabalho no segundo trecho da estrada; e porque não foi fechado o desenho do trecho em conflito”.
Sustentou ainda que a consulta prevê que da demandas dos povos indígenas sejam consensuais mediante à busca de alternativas.
A marcha indígena em defensa de Tipnis partiu no dia 15 de agosto de Trinidad, em protesto contra a construção do segundo trecho da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos, que se encontra a mais de 200 quilômetros de La Paz.
Fonte: Agência Boliviana de Informações