Sem categoria

Bolívia: Indígenas serão consultados sobre construção de estrada

A senadora do partido do governo boliviano Movimento ao Socialismo (MAS), Gabriela Montaño, antecipou nesta segunda (10) que a consulta prévia à construção do segundo trecho da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos, proposta pelo Executivo, será realizada com as pessoas que vivem no Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), de acordo com o que estabelece a Constituição Política do Estado.

Ela explicou que o projeto de lei proposto pelo governo “é perfeitamente possível” porque contempla a suspensão das obras, que pode ligar os estados de Cochabamba y Beni, e propõe uma consulta prévia com os indígenas que vivem no parque nacional.

Leia também

Bolívia debate realização de consulta sobre construção de estrada
 

"Serão consultados os povos indígenas, não as outras pessoas fora do território de Tipnis, no entanto, a crítica de que o referendo não é uma boa opção, creio que está resolvido, portanto, temos uma grande expectativa de que a marcha possa aceitar a proposta da consulta”, afirmou.

Reforçou que “a consulta prévia é factível por duas razões: uma porque não se iniciou nenhum trabalho no segundo trecho da estrada; e porque não foi fechado o desenho do trecho em conflito”.

Sustentou ainda que a consulta prevê que da demandas dos povos indígenas sejam consensuais mediante à busca de alternativas.

A marcha indígena em defensa de Tipnis partiu no dia 15 de agosto de Trinidad, em protesto contra a construção do segundo trecho da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos, que se encontra a mais de 200 quilômetros de La Paz.

Fonte: Agência Boliviana de Informações