Sem categoria

Venezuela e Rússia aprofundam cooperação comercial e militar

Os governos da Rússia e da Venezuela assinaram nesta quinta-feira (6) acordos nas áreas financeira, comercial, petrolífera e de cooperação técnico-militar.

O presidente da República, Hugo Chávez, informou que foi assinado um acordo para a outorga de um crédito de US$ 4 bilhões para sustentar a cooperação técnico- militar entre a Rússia e a Venezuela.

Leia também

Rússia e Venezuela lutam por um mundo de paz, diz Chávez
 

Por outro lado, disse que também se acordou ampliar o capital do Banco Russo-Venezolano para US$ 4 bilhões.

“Agradeço muito a disposição deste banco para apoiar os projetos habitacionais”, disse Chávez.
Também foi assinado um acordo para acelerar a criação da empresa mista PetroMiranda, na Faixa do Orinoco.

Por sua parte, Sergey Shmatko, ministro de Energia da Rússia, agradeceu o trabalho conjunto entre ambos os governos na Faixa Petrolífera do Orinoco.

“Queremos confirmar que é um petróleo de muito alta qualidade”, disse o ministro russo.
Chávez explicou que os custos de produção são muito baixos na Faixa do Orinoco.

Os governos de Caracas e Moscou firmaram um memorando de entendimento para a avaliação da jazida de gás Róbalo, no Golfo da Venezuela.

Disse que se trabalha em um projeto para um grande polo petroquímico na Península de Paraguaná, no estado Falcón. Ele propôs a participação da Rússia neste projeto.

De igual forma, foi assinado acordo para a criação de uma empresa mista entre Rússia e Venezuela para a produção de banana. “Já começa a semeadura”, disse Chávez. O governo bolivariano já conta com 2 mil hectares no sul do Lago de Maracaibo.

Foi assinado também um acordo para a exportação de flores venezuelanas para a Rússia. “A Rússia importa milhões de flores”.

O último acordo assinado corresponde ao desenvolvimento da área El Carabobo 2 da Faixa Petrolífera do Orinoco.

O vice-presidente da República, Elias Jaua, disse que durante a visita da delegação russa se abordou de maneira completa em duas jornadas de trabalho as áreas nevrálgicas das relações entre a Rússia e a Venezuela.

Agência Venezuelana de Notícias