Lula Morais destaca momento de ganho político para professores
Em pronunciamento realizado nesta quinta-feira (6), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB-CE) considerou o momento político de ganho para os professores da rede Estadual de Ensino. “É um movimento vitorioso que alcançou o máximo de ganho político com o apoio da opinião pública e nossa também. Agora temos que transformar isso em ganho real para a efetivação das reivindicações da categoria e para a melhoria da educação no Ceará”, enfatizou.
Publicado 07/10/2011 09:07 | Editado 04/03/2020 16:30
“Na última quarta-feira (5), tivemos um fato novo. Uma reunião entre o Sindicato Apeoc, Comando de Greve dos Professores, Conselho Estadual de Acompanhamento do Fundeb (CEACS/Fundeb), Ministério Público do Estado e a Secretaria de Educação com a apresentação de uma proposta (do Conselho) que busca o entendimento consensual e se aproxima das reivindicações dos educadores”, acrescentou o deputado comunista.
Segundo o parlamentar, ficou definido que será instituído um comitê técnico composto por representantes da Apeoc, do Governo, do Ministério Público, das Comissões da OAB e CEACS/Fundeb e foi estabelecido um prazo de 30 dias para do resultado dos trabalhos técnicos e negociação das entidades, tendo como base a sugestão apresentada pelo Conselho. Durante a audiência, a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, condicionou a efetivação da proposta (do Comitê Técnico) mediante a suspensão da greve dos professores.
Lula Morais lembrou a emenda à Lei do Piso do Magistério, de autoria do deputado federal Chico Lopes, que garante 1/3 da carga horária dos professores para atividades extra-sala de aula. “Nosso Partido sempre esteve a favor dos professores, estamos nas negociações para que o ganho seja efetivo para todos. Já tivemos uma grande conquista com a regulamentação da Lei do Piso Nacional no estado”.
Segundo o deputado, o momento agora deve ser de sensatez para que haja o diálogo na formulação de uma proposta consensual entre professores, governo e sociedade. “Não podemos esquecer que o mais prejudicado em todo esse processo foi o estudante da escola pública que está sem aula há mais de 60 dias. Temos que buscar a uma solução definitiva para que haja o retorno das atividades letivas o mais rápido possível”, finalizou Lula Morais.
Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)