Senado lança Campanha Nacional do Teste da Orelhinha
Campanha foi lançada em comemoração a um ano da lei que obriga hospitais e maternidades a realizarem gratuitamente o exame. Senadora Vanessa sugere envolvimento de todos da divulgação.
Publicado 06/10/2011 15:29 | Editado 04/03/2020 16:11
O Senado lançou nesta quinta-feira, na Presidência da Casa, a Campanha Nacional do Teste da Orelhinha, em comemoração a um ano da Lei 12.303/2010, oriunda do projeto do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que obriga hospitais e maternidades a realizarem gratuitamente o exame. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que representou o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP) no evento, lembrou que não basta aprovar uma lei tão importante sem torná-la acessível ao público, e convidou todos os senadores ao envolvimento máximo nessa divulgação.
Vanessa destacou que o grande ganho de teste da orelhinha está em detectar precocemente os problemas auditivos. Segundo dados da Fundação Hear the World, apresentados no evento, atualmente apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam do procedimento que detecta problemas auditivos, denominado Triagem Auditiva Neonatal Universal.
Para a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga, com a realização dos exames e prevenção, os gastos públicos com educação especial e implantação de próteses são reduzidos e a adaptação social e cognitiva das pessoas com deficiência torna-se efetiva.
A divulgação da Lei 12.303 e o conhecimento da população sobre os benefícios sociais e de saúde, promovidos pela realização do exame, são o mote da campanha intitulada “Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito”. A campanha possui como parceiros do Senado a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Conselho Federal de Fonoaudiologia, O Grupo de Triagem Auditiva Neonatal (GATANU) e a Academia Brasileira de Audiologia (ABA).
Assessoria de Imprensa