Brasil envia 300 soldados para missão de paz da ONU no Líbano
Cerca de 300 militares brasileiros embarcaram nesta quinta-feira (06) para integrar a missão de paz das Nações Unidas no Líbano, a Unifil. A previsão é que os militares cheguem ao Porto de Beirute, a aproximadamente 15 mil quilômetros da costa brasileira, em cerca de um mês, após escalas em Recife, em Las Palmas, na Espanha, e Nápoles, na Itália.
Publicado 06/10/2011 15:47
Apesar de o país integrar a missão desde fevereiro deste ano, esse é o primeiro grande contingente de homens enviados ao Oriente Médio. O Brasil comanda a força-tarefa marítima da Unifil, que agora terá o apoio da fragata União.
De acordo com o capitão de fragata Ricardo Gomes, comandante do navio, a participação brasileira nesta missão reforça a capacidade do país de atuar em uma área distante, de conflito e por um período prolongado. Ele explicou que os militares são responsáveis por controlar o tráfego mercantil na região.
“A fragata União vai funcionar como navio capitânia para exercer o comando efetivo do mar. O objetivo é auxiliar o governo libanês no controle das águas jurisdicionais para evitar a entrada de material não autorizado, como armas, ou que haja algum tipo de ilícito naquela região.”
A Unifil foi criada em 1978 com o propósito de manter a estabilidade na região, durante a retirada das tropas israelenses do território libanês. Atualmente, tem um contingente de aproximadamente 13,5 mil pessoas, entre militares e civis de mais de 30 países, dentre eles o Brasil, e se encontra sob o comando de um general espanhol.
Fonte: Agência Brasil