1°Conferência para as Mulheres de Curitiba e Municípios da RMC.
A Etapa regional da Conferência de Políticas para as Mulheres aconteceu em Curitiba, com a participação de 20 municípios da região metropolitana, no dia 03 de outubro, no salão de eventos no Barigui.
Publicado 05/10/2011 08:59 | Editado 04/03/2020 16:54
Secretária municipal de RH – Maria do Carmo, fez em sua fala homenagem a companheira Wilma Kaiel
O encontro foi aberto por uma mesa representativa, composta por vereadoras, deputada estadual, federal, prefeito, entre outras autoridades. Entre as falas de abertura foi feita uma homenagem a prof. Wilma Kaiel, militante histórica da UBM que faleceu recentemente, aos 76 anos, vítima de um câncer, a fala da secretária de recursos humanos Maria do Carmo de Oliveira, emocionou as participantes, que aplaudiram, essa heroína do movimento de mulheres, em pé.
Após o almoço, com regimento interno foi aprovado, as participantes foram divididas em grupos, o tema central foi "Erradicação da pobreza" e com seguintes eixos temáticos: mulher e poder, enfrentamento à violência, moradia digna e luta pela terra, e autonomia financeira.
A UBM PR apresentou duas monções; Pela democratização da mídia – com referência a imagem social da mulher, e Pela Criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres nos municípios presentes. A entidade esteve presente em todos os grupos de discussão, participando ativamente da coordenação, e enriquecendo a elaboração e as estratégias de efetivação das políticas públicas e da luta de direitos das mulheres.
O Evento contou com a presença da presidenta nacional da UBM Elza Campos , e a presidenta estadual Gisele Schmidt.
“A mulher jovem sofre com a opressão de gênero e a falta de políticas públicas. A juventude tem direito de se organizar e lutar por uma sociedade que tenha um olhar sensível as essas questões. Ampliar a participação das jovens nesses espaços de debate é fundamental para que possamos caminhar para emancipação feminina” (Amanda Andretta – secretária de juventude da UBM PR e presidente da UJS de São José dos Pinhais).
“Ainda não realizamos a conferência dos nossos sonhos, mas, sem dúvida, o debate foi riquíssimo, a participação de outros municípios, a troca de experiência e a diversidade de realidades, nos apresentam grandes desafios. Já demos passos importantes, mas precisamos avançar ainda mais para a emancipação social da mulher. Essa conferência, ao mesmo tempo que nos dá alegria de viver o debate democrático e as mulheres pensando e elaborando políticas, nos traz a grande responsabilidade, ao ver o quanto temos a avançar e o quanto temos ainda a conquistar. Força na luta pela emancipação das mulheres.” (Gisele Schmidt – coordenadora UBM PR).
Confira no Blog: http://ubmulherespr.blogspot.com/