Manifestantes bloqueiam acesso a usina nuclear na Inglaterra
Cerca de 200 manifestantes bloquearam nesta segunda-feira (03) o acesso a uma usina nuclear em Somerset (oeste da Inglaterra) em protesto pela construção de dois novos reatores nucleares, os primeiros de oito previstos no Reino Unido.
Publicado 03/10/2011 09:08
Os manifestantes, entre eles alguns procedentes da Alemanha e Bélgica, fazem parte de vários grupos contrários à proliferação nuclear agrupados na chamada aliança Stop New Nuclear, segundo informou essa organização.
Os participantes do protesto recriaram em forma de teatro uma cena do desastre de Fukushima, a unidade japonesa que sofreu um grave acidente nuclear após o terremoto e tsunami do dia 11 de março. A companhia EDF Energy é a responsável pela construção destes dois reatores na planta Hinkley Point de Somerset.
"Este é o começo do novo movimento. Temos a intenção que este dia seja a celebração da resistência contra o Governo e os planos da EDF Energy de ser a ponta de lança da construção de oito novas usinas nucleares no Reino Unido", disse Andreas Speck, porta-voz da Stop New Nuclear.
Fonte: Opera Mundi