Hospital de Presidente Dutra em estado de alerta

 Servidores denunciam problemas com manutenção de aparelhos e más condições de trabalho

Hospital de Presidente Dutra

Construído para dar conta do atendimento regional, o Hospital de Presidente Dutra (MA) tem passado por sérios problemas nos últimos anos. Mesmo tendo sido inaugurado em 2009, os trabalhadores reclamam de ausência de material de trabalho, redução de salários e sucateamento de aparelhos essenciais à sobrevivência do Centro de Saúde.
Desde o início do governo de Roseana Sarney (PMDB), o hospital teria começado a sofrer várias baixas, desde demissão de funcionários locados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até a desativação do Centro de Cardiologia. Os pacientes com problemas cardiológicos são atendidos no setor geral do hospital.
Relatos de servidores do hospital contam que hoje faltam material básico para o trabalho e cuidados dos pacientes. Da mesma forma, os equipamentos hospitalares não passam revisão periódica e, quando deixam de funcionar, não há reposição.
A UTI apareceu em noticiário local esta semana com 12 pacientes e apenas dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro. O recomendável é que para cada técnico existam, no máximo, dois pacientes.
A mesma reportagem mostrou que no hospital inteiro havia um único operador de macas. Os estagiários estavam assumindo plantão em troca de promessas de emprego; carro de som na rua anunciando a entrega de currículos, após o anúncio de 86 demissões no início do mês de setembro.

Da Redação – Maranhão