Chávez voltará a Cuba em outubro para reavaliação médica
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta (30) que voltará a Cuba na segunda metade de outubro para se submeter a uma avaliação médica após ter recebido quatro ciclos de quimioterapia contra um tumor cancerígeno na região pélvica.
Publicado 30/09/2011 12:27
Segundo o mandatário, seus últimos exames de sangue e de tomografia, entre outros, "indicam que não há presença de células malignas" em seu corpo e "que o tumor que estava alojado" já foi eliminado.
"A luta agora é conseguir que [o tumor] não volte a atacar qualquer outra parte do corpo, e estamos conseguindo isso com muita fé, vontade e o cumprimento de um tratamento que está sendo exaustivo", afirmou Chávez.
O venezuelano admitiu que a doença o obrigou a se acalmar e o ajudou a "refletir a fundo sobre a vida e o que ocorre no mundo". Sua nova rotina, elaborada por uma equipe de profissionais cubanos e venezuelanos, inclui momentos de descanso na companhia de familiares e uma alimentação balanceada.
O presidente detectou a doença durante uma viagem oficial a Cuba, em junho. No dia 30 desse mesmo mês, ele confirmou a doença, embora, não tenha revelado qual parte de seu organismo foi atingido pelas células cancerígenas.
O chefe de Estado da Venezuela recebeu três, das quatro sessões de quimioterapia as quais foi submetido, em Cuba.
Fonte: Ansa