Sem categoria

BNDES recua no apoio ao iPad brasileiro

Apareceu mais uma pedra no caminho da fábrica brasileira de iPads. O próprio BNDES deixou de apostar no investimento e recuou em relação à ajuda que daria à Foxconn – que monta os aparelhos – em forma de financiamento.

Uma fonte da Exame.com próxima à negociação do BNDES com a empresa taiwanesa disse que os técnicos do banco parecem ter percebido que a fabricante não faria, afinal, investimento nenhum. A montagem da fábrica brasileira tem custo estimado em cerca de R$ 12 bilhões.

A Foxconn fez uma série de exigências para se instalar por aqui, entre elas a necessidade de o Brasil se responsabilizar pela captação dos investimentos. Isso seria feito parte pelo BNDES, parte por empresas privadas, só que o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) praticamente descartou a possibilidade ao afirmar que “na área de tecnologia os sócios nós temos não têm musculatura financeira para investimentos próximos a esse valor”.

Enquanto a Apple não se acerta, as concorrentes correm mais objetivamente para produzir tablets no Brasil. Segundo a Folha.com, pelo menos 24 empresas já estão habilitadas para atuar nesse segmento. Constam na lista Positivo, Envision, Motorola, Samsung, LG, Itautec, Samnia, Compalead, Semp Toshiba, AIOX e MXT.

A Foxconn, por sua vez, não tem sequer a licença para operar.

Fonte: Adnews