Ministro venezuelano desmente que Chávez tenha sido internado
O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Andrés Izarra, negou nesta quinta (29) que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha sido hospitalizado com urgência. A informação foi publicada no jornal El Nuevo Herald de Miami. Segundo Izarra, os responsáveis pela notícia estavam fora de si.
Publicado 29/09/2011 10:07
"Os que devem ser internados são os jornalistas do Nuevo Herald, mas em um manicômio. #ChavezLosTieneLocos", escreveu Izarra em sua conta no Twitter.
Na quarta-feira à noite, o jornal publicou, com base em fontes não reveladas, que Chávez teria sido internado na terça-feira no Hospital Militar de Caracas em más condições.
A publicação da notícia ocorre no momento em que Chávez é submetido a tratamento para a cura de um câncer. Ele já fez quatro sessões de quimioterapia, perdeu mais de 20 quilos e está careca.
No domingo, em um telefonema transmitido pela TV estatal venezuelana, o presidente garantiu que está "saudável" e que a quimioterapia não lhe causa efeitos colaterais. Ele disse que acredita estar totalmente recuperado em dezembro.
Chávez confirmou que estava doente em junho. Na ocasião, ele passava uns dias em Havana, Cuba, onde foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Nos últimos três meses, ele reduziu as atividades, mas não se afastou do poder oficialmente.
O presidente anunciou que é candidato à reeleição em 2012. Pesquisa divulgada ontem (28) na Venezuela, feita pelo Grupo de Pesquisa Social, mostrou que Chávez tem 59,3% de apoio popular. O Ministério da Comunicação e Informação da Venezuela informou que é o percentual mais elevado alcançado por ele desde as eleições de 2006.
Com agências