Rejane propõe gratificação para funcionários do Saracuruna

A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) encaminhou à Comissão de Saúde da Alerj proposta de criação de gratificação de difícil acesso aos servidores lotados no Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A sugestão foi feita após a parlamentar, acompanhada do presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Pedro de Jesus, e da presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Mônica Armada, visitarem, no dia 27, as dependências do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, de Saracuruna.

A visita foi motivada pelas recentes matérias veiculadas pela imprensa acerca de incidentes ocorridos recentemente naquela unidade saúde, em especial, a recusa em atender Gabriel Paulino Sales, 21, que caiu de uma laje. Depois, Rosa Assis, 60, foi dada como morta e passou duas horas no necrotério. No dia 24, Claudia Souza, 41, foi liberada e morreu 12 horas depois, e no dia seguinte, o aposentado Calistrato Martins, 87, morreu na porta da unidade à espera de atendimento.

De acordo com a Enfermeira Rejane, a situação é caótica em relação a recursos humanos. Nas enfermarias masculina e feminina foram encontrados apenas seis técnicos em enfermagem, quando seria necessário no mínimo o triplo:

“Segundo relato de diversos servidores, existe uma grande resistência dos funcionários em permanecer na unidade, dada a distância da mesma dos centros urbanos, sendo o acesso difícil e oneroso. Minha sugestão é de que seja encaminhado ao governador proposta para a criação de gratificação de difícil acesso para manter os trabalhadores na unidade”, disse a deputada.