Conferência de Mulheres do Rio quer mais políticas públicas

Nos dias 3 e 4, realizou-se na cidade do Rio a III Conferência de Mulheres, que contou com a participação de 600 inscritas no processo, que desta vez teve como diferencial a convocação do governo, enquanto as anteriores foram realizadas pela sociedade civil.

Para a coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), Helena Piragibe, “apesar da presença institucional para realização da Conferência, na solenidade de abertura e durante todo o processo houve a ausência total de representantes do Executivo Municipal, o que sem dúvidas demonstra publicamente a falta de compromisso deste governo, com políticas públicas para mulheres”.

“Vivemos um atraso histórico e vergonhoso! A cidade do Rio não é signatária do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Pacto Nacional de Combate à Mortalidade Materna, bem como inexiste em nossa cidade o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. Estamos em processo de aprovação do III Plano Nacional de Politicas para Mulheres e a cidade do Rio persiste alheia aos avanços conquistados pelas mulheres, com ausência total de compromisso do poder público”, declara Helena.

Segundo ela, “a criação da Secretaria Municipal de Mulheres reduziu-se a promessa de campanha não cumprida pelo prefeito, representando ato de omissão e desrespeito com as políticas públicas nacionais voltadas a questão de gênero”.

Diante deste quadro municipal e dos debates desenvolvidos nos grupos de trabalho que mais uma vez deliberou sobre as propostas das mulheres nos diversos eixos temáticos, a UBM e entidades afins, tiveram excelente participação com a inscrição de mais de 40 mulheres e a eleição de 11 delegadas e duas suplentes, que participarão da conferência estadual a ser realizada no mês de outubro.

Foram eleitas delegadas: Ana Rocha, Helena Piragibe, Monica Miranda, Rita de Cássia, Catarina, Nanci, Maria José, Nilcimar, Celina, Glória e Julia Fadul. Suplentes: Aglaete e Angela.

As companheiras Monica Gurjão e Raimunda Leone são delegadas natas por participarem da organização estadual. Já Dilceia Quintela participa pela delegação de Nova Iguaçu.