Atendimento humanizado às mulheres na rede de saúde do DF
A Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, participou na tarde da quarta-feira, 21, da reunião da equipe de Gestão da Regional de Saúde do Núcleo Bandeirantes, juntamente com a Drª. Rita Cássia Paes Ribeiro, representantes dos PSFs, Postos de Saúde. A reunião teve como tema o atendimento humanizado às mulheres, bem como o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres naquela regional.
Publicado 26/09/2011 14:38 | Editado 04/03/2020 16:41
Na reunião ficou acordado a parceira entre a Secretaria da Saúde e Secretaria da Mulher com a finalidade de realizar a inscrição da Casa Abrigo, que, através de um protocolo especial, dará prioridade ao atendimento das abrigadas na rede de saúde. Haverá o cuidado de primar pela discrição, sem exposição destas que já se encontram em situação de vulnerabilidade, partindo do princípio do respeito e da dignidade.
Outro ajuste entre as Secretarias foi a designação de profissionais (médicos e técnicos de saúde) para acompanhamento sistemático da Casa Abrigo e, também, uma parceria na área da formação não sexista nos espaços de saúde que contemple o público e os profissionais da saúde.
A secretária Olgamir informa que estas ações e parcerias são parte dos compromissos assumidos pela SEMDF, ainda no início do ano, durante o Planejamento Estratégico realizado pela Secretaria da Mulher. “Passo a passo, estamos cumprindo cada uma das metas que estabelecemos para nós mesmas na gestão da SEMDF. Este é mais um desafio que estamos superando, no rumo da criação e implementação de um modelo de atenção a saúde da mulher, nas suas mais amplas dimensões”, assegura Olgamir Amancia.
Sônia Corrêa
Assessora de Comunicação SEMDF