Portões do IFRN são fechados por grevistas

 

Cerca de 70 pessoas estão neste momento bloqueando as entradas no Campus Central do Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia (IFRN), eles fazem parte da greve dos professores e técnicos da instituição. Nesta sexta-feira (23), o IFRN comemora seus 102 anos.

Segundo o coordenador geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/Natal), Glácio Menezes, a movimentação foi escolhida para esta data exatamente para celebrar o aniversário do Instituto. “Trancamos todos os portões e pretendemos passar o turno da manhã celebrando essa data”, conta.

Apesar do bloqueio aos portões, o acesso a pé está sendo liberado. “Não queremos que as pessoas deixem de freqüentar a escola, apenas [queremos] chamar atenção para nossa causa. Então, quem passa por aqui é convidado a participar”, explica Glácio.

À tarde, por volta das 17 horas, os grevistas prometem engrossar o movimento com os alunos e fazer uma aula na frente do campus Central do IFRN, bloqueando uma das vias da Av. Hermes da Fonseca.

Sobre o apoio recentemente anunciado pelos alunos ao movimento, Glácio Menezes entendeu como natural. “Nosso movimento não reivindica apenas questões salariais, mas também a qualidade na expansão. Algumas disciplinas em campis do interior têm aulas práticas durante as visitas às empresas, porque os laboratórios não estão equipados”, relata.

No início da manhã, quando os grevistas ainda se instalavam para bloquear o acesso pelos portões, o coordenador de segurança do campus Natal Central tentou remover o bloquei, mas recebeu a resistência dos professores e técnicos. “Isso é apenas um simbolismo, nós estamos em uma luta contra o Governo e não contra outros servidores”, reforça.

Fonte: Portal Nominuto.com