Sem categoria

Justiça do Equador confirma condenação de jornalista por injúria

A Justiça do Equador ratificou nesta quarta (21) a sentença que condena os diretores do jornal equatoriano El Universo a três anos de prisão, além de pagar uma multa de US$40 milhões (cerca de R$ 71 milhões) por injúria contra o presidente Rafael Correa.

Os donos do periódico Carlos, César e Nicolás Pérez reclamaram, em primeira instância, que o pagamento do montante requisitado irá levar o jornal à falência, mas seu argumento não mudou a opinião dos juízes.

Segundo informações publicadas pela agência equatoriana de notícias Andes, os irmãos Pérez irão apelar à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Correa, por sua vez, celebrou a vitória em sua conta no microblog Twitter. "A sentença foi ratificada! Ganhamos", disse. O mandatário já declarou anteriormente que não pretendia ficar nem "com 20 centavos [da indenização]".

Em 22 de março deste ano, o chefe de Estado do Equador entrou com um processo contra o El Universo por conta de um texto onde o jornalista Emilio Palácio afirmava que Correa teria ordenado "fogo" durante a rebelião policial em setembro de 2010.

Fonte: Ansa