Senadora Vanessa entre as 100 mais influentes
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) é uma das 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional pelo segundo ano consecutivo, aponta o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No ano passado, ela foi escolhida ainda como deputada federal.
Publicado 19/09/2011 16:55 | Editado 04/03/2020 16:11
Vanessa aparece ao lado do também senador Eduardo Braga (PMDB) e do deputado federal Pauderney Avelino (DEM), representando a bancada do Amazonas. Entre os ‘100 cabeças’ de 2011 há 62 deputados e 38 senadoras. A deputada Rebecca Garcia (PP) aparece na relação dos parlamentares “em ascensão”.
O PCdoB, partido da senadora Vanessa, responde por sete dos cem parlamentares mais influentes. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Proporcionalmente, o partido é o que tem a maior representatividade na lista do Diap.
A presença feminina entre os ‘cabeças’ do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e as senadoras Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin.
Assessoria de Comunicação