Sem categoria

Festa inspirada nas lavagens da Bahia reúne 15 mil em Paris

A Lavage de La Madeleine – inspirada na festa baiana da lavagem doas escadarias de Nosso Senhor do Bonfim – é realizada há dez anos em Paris. Este ano, o artista baiano Carlinhos Brown foi o principal convidado

Carlinhos Brown na Lavage de La Madeleine/ Foto: Antonio Cançado

O cantor baiano Carlinhos Brown participou do encerramento da Lavage de La Madeleine, em Paris, no domingo (18). De acordo com a organização do evento, cerca de 15 mil pessoas acompanharam o evento.
 
A banda Maniçoba Hype comandou a festa em um trio elétrico. O evento – inspirado  começou na Place de La République e foi até a Église de La Madeleine. Durante o percurso, foram apresentadas manifestações culturais brasileiras, como capoeira, samba de roda, baianas, maracatu, samba-reggae e afoxés.

Na igreja de La Madeleine, um padre brasileiro, um francês e um pai de santo fizeram orações em francês, português e iorubá para abençoar o evento. Brown cantou canções como Maria caipirinha, Tantinho, Ashansu e Viva Madeleine, hino criado por ele para a lavagem. O cantor ainda ajudou as baianas a lavarem a escadaria da igreja de La Madeleine. Para encerrar a festa, Brown mostrou ao público uma releitura da música Nossa Senhora, de Roberto Carlos.

Lavage de La Madeleine

Idealizado pelo baiano da cidade de Santo Amaro, Robertinho Chaves, o evento é realizado há 10 anos, na capital francesa. A festa foi inspirada na lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, e da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

Com G1