Sem categoria

Otan: ataque deixa 354 mortos em Sirte, diz porta-voz de Kadafi

Ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a Sirte, realizados na última noite (16), deixaram 354 mortos, informou neste sábado(17) o principal porta-voz de Muammar Kadafi à Reuters. De acordo com o representante Moussa Ibrahim, "mais de 30 foguetes" foram disparados contra prédios residenciais e um hotel. "O resultado são mais de 354 mortos, 89 desparecidos e quase 700 feridos em uma noite", disse à agência.

A intervenção da Otan é mantida na Líbia mesmo após a tomada da capital Trípoli, considerada território fundamental na derrocada do governo de Kadafi. No atual estágio do conflito, os rebeldes procuram consolidar a tomada do país com avanços a cidades de maior concentração das forças do coronel.

Sirte, cidade natal de Kadafi, sofreu nos últimos dias uma nova investida dos rebeldes, de cujo território os rebeldes hoje afirmaram já ter controle. "Nos útimos 17 dias, mais de dois mil moradores de Sirte morreram em ataques da Otan", completou Ibrahim à Reuters.

O porta-voz garantiu que Kadafi permanece na Líbia e permanece coordenando a ação de seu exército na resistência ao avanço dos rebeldes, que já tomaram a maior parte do país. "Ele lidera a luta de todas as formas. Fala com as pessoas, dá palestras, discute, procura por todos os meios de resistência", afirmou.

"Teremos condições de continuar esta luta e possuímos armas suficientes para meses e meses de confronto", garantiu o representante, que há algumas semanas guiava os jornalistas nas visitas por uma Trípoli ainda controlada pelas forças de Kadafi.

Fonte: Reuters