Audiência discutirá poluição hídrica no litoral de Fortaleza

As Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, por solicitação do deputado Lula Morais, realizarão audiência pública para debater a situação de drenagem e saneamento das águas destinadas ao litoral de Fortaleza. A discussão acontece na próxima segunda–feira, 19/09, a partir da 9 horas na manhã, no complexo de comissões técnicas.

Embora a cobertura da rede de esgoto tenha sido ampliada nos últimos anos em Fortaleza, ainda é comum percorrer a cidade e se deparar, em áreas nobres e na periferia, com esgoto a céu aberto. Mesmo em áreas onde existe saneamento ainda é comum ligações clandestinas que levam os dejetos para rios e praias do litoral da capital cearense. O motivo para a não adequação dos imóveis à rede de esgoto deve-se ao custo. As obras de esgotamento são de três a cinco vezes mais caras do que à ligação à rede água, por exemplo.

Para o deputado Lula Morais, a destinação incorreta de resíduos torna a população vulnerável às diversas doenças, sobretudo as de veiculação hídrica, como as infecções gastrointestinais. “Por isso, os investimentos em saneamento trazem benefícios coletivos”, enfatizou. Mesmo reconhecendo os avanços significativos registrados nos últimos 30 anos, para Lula Morais, ainda é baixa a cobertura da rede de esgoto da capital cearense.

Foram convidados para a audiência pública representantes da Semace, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle urbano e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)