Sem categoria

Rock in Rio começa em 10 dias, com atrações para todos os gostos

Assim que o primeiro acorde de guitarra soar, em 23 de setembro na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, estará dada a largada para mais um capítulo da história do Rock in Rio. O festival, criado pelo empresário Roberto Medina, mudou a história da música no Brasil em janeiro de 1985, quando houve sua primeira edição.


Shakira, Ivete Sangalo e Motörhead integram a eclética programação do festival

Com um público de mais de 1,3 milhão de pessoas, ao longo de dez dias, aquela foi apenas a primeira edição da festa que reuniu nomes como Queen, James Taylor, Rod Stewart e Ozzy Osbourne. Daquela época até este ano, rolaram mais duas edições no Rio, em 1991 e em 2001, e também em Portugal e na Espanha: em Lisboa, em 2004, 2006 e 2008; e outras duas em Madri, em 2008 e 2010.

O Rock in Rio 2, em 1991, foi realizado no Maracanã. Por nove dias, as torcidas de futebol se calaram e 3 mil refletores voltaram-se para o palco onde tocaram bandas como Guns n’Roses e New Kids On The Block e os cantores George Michael e Prince.

Para a terceira edição brasileira, a Cidade do Rock renasceu em Jacarepaguá, em 2001. Ao fim de sete dias,mais de 1,2 milhão de espectadores curtiram o som de atrações como R.E.M., Cássia Eller, Britney Spears e Red Hot Chili Peppers.

Nesta edição, o Rock in Rio vai acontecer em sete dias – 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro – e as atrações irão se apresentar em quatro palcos: o Mundo, onde haverá grandes shows; o Sunset, que abrigará encontros entre veteranos e novos nomes da música; a Tenda Eletrônica, com vários DJs; e a Rockstreet, um pedacinho da capital do jazz, Nova Orleans, que terá um coreto com shows e ficará aberta das 14h às 2h.

Para dar conta desse grande espetáculo, mais de 150 atrações irão se apresentar. Tem artistas para todos os gostos: Elton John, Stevie Wonder e Coldplay, para os mais românticos; Shakira, Ivete Sangalo e Lenny Kravitz, para quem quer dançar; e, é claro, rock pesado, com Metallica, Slipknot e Guns n’Roses.

Ainda se apresentam no festival nomes como Titãs, Milton Nascimento, Ed Mota, Nação Zumbi, Bebel Gilberto, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos, Mutantes, Sepultura, Rihanna, NX Zero, Red Hot Chili Peppers, Jamiroquai e Joss Jones.

Além de música, o Rock in Rio terá atrações como roda-gigante, montanha-russa, tirolesa e diversos restaurantes e lojas, funcionando todos os dias.

Estrutura

A nova edição do evento será marcada também por muitas novidades na estrutura. "O parque ficou ainda mais bonito do que nós imaginávamos. Ele é fruto de um trabalho exemplar coordenado pela Prefeitura com construtora e a nossa equipe. Como carioca, é uma alegria especial ver que agora o Rio tem uma infraestrutura permanente e de qualidade para grandes eventos, como sempre mereceu", garantiu Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.

O “Parque Olímpico Cidade do Rock” está sendo construído em uma área de 150 mil m² que a Prefeitura do Rio de Janeiro está cedendo ao evento, antecipando a obra do que será o parque para lazer dos atletas nos Jogos Olímpicos de 2016. O terreno tem o formato de uma guitarra e toda a sua extensão foi projetada para atender da melhor forma aos diversos públicos que estarão presentes nos sete dias de festival.

Cada detalhe foi pensado pela organização, desde a acessibilidade a portadores de necessidades especiais à infraestrutura dos banheiros, por exemplo, que terão encanamento de água e esgoto ligados direto à rede pública, além de uma decoração especial.

O famoso banho de lama que aconteceu na edição de 1985 ficará apenas na lembrança. A partir de agora a Cidade do Rock conta com 40 mil m² de grama sintética, o que garantirá do início ao fim do evento a limpeza e organização, sem poeira ou lama.

“Esperamos reunir três gerações no Rock in Rio 2011. As pessoas que estiveram no Rock in Rio de 1985, e que voltarão em 2011 com seus filhos e netos para aproveitar mais uma vez esta grande festa. Já são 26 anos desde a primeira edição e a reação do público de paixão e saudade desde então não tem preço. Isso é o que nos faz tentar sempre superar as expectativas e garantir o melhor Rock in Rio de todos os tempos!”,completou Roberta.

Por um mundo melhor

Há 10 anos, o Rock in Rio assumiu a responsabilidade de também ser um veículo de comunicação para causas socioambientais com a criação do projeto Por Um Mundo Melhor. Em nove edições, milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, foram beneficiadas pelos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas pelos parceiros, que somam mais de 5 milhões de euros.

Entre as ações desenvolvidas foram plantadas mais de 40 mil árvores; foram construídos uma escola, na Tanzânia, e um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas públicas, em Lisboa; e montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais.

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — com auditoria da Delloite — e investiu num plano de redução de emissões, que incluiu a elaboração de um manual de boas práticas para patrocinadores e fornecedores, o qual vem sendo aperfeiçoado a cada edição e é utilizado até hoje em todos os países onde é realizado.

Para esta edição, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” têm como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Entre as ações está uma grande campanha de doação de instrumentos musicais, que inclui a criação de oficina de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais) para capacitação de jovens em assistentes de luthier. 

O projeto também inclui a montagem de dez salas de músicas em escolas públicas do Rio de Janeiro e a formação de 30 professores de música a partir da metodologia “O Passo”; e ainda a transmissão ao vivo do festival nas comunidades Batan e Cidade de Deus; e o concurso “1 Ingresso Por 1 Mundo Melhor”, destinado a estudantes da rede pública de ensino. Para mais informações: www.rockinrio.com.br

Com agências