Sem categoria

Grécia anuncia novo imposto para propriedades imobiliárias

O ministro das Finanças da Grécia, Vangelis Venizelos, anunciou neste domingo (11) um novo imposto para todos os donos de qualquer tipo de propriedade imobiliária, com o objetivo de arrecadar 2 bilhões de euros até o final de ano.

O conselho de ministros extraordinário deste domingo, que se prolongou durante quatro horas, "decidiu enfrentar uma situação especialmente crucial na Europa e no mercado mundial, e é preciso fazer um esforço nacional", disse Venizelos perante a imprensa em Salônica (norte da Grécia).

"A única medida que se pode implementar imediatamente é um imposto adicional extraordinário sobre a propriedade imobiliária por dois anos", informou.

Em média, cobrarão cerca de 4 euros por metro quadrado, pelo menos 50 centavos nas zonas mais pobres e como máximo 10 euros nas áreas mais ricas do país. Além disso, os políticos e altos funcionários renunciarão a um pagamento mensal de seus salários.

Venizelos reconheceu que a recessão da Grécia é superior à prevista, com uma contração de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), frente às previsões que falavam de 3,8%. Se a Grécia quer sair do sufoco, acrescentou, deve assumir "decisões imediatas" para cumprir as metas de déficit para 2011 e 2012.

O primeiro-ministro grego, o socialista George Papandreou, já disse no sábado (10) que Atenas cumprirá ao pé da letra as reformas estruturais e um programa de privatizações para arrecadar 78 bilhões de euros até 2015. Em troca, os membros europeus acordaram no dia 21 de julho outorgar à Grécia um segundo resgate de 160 bilhões de euros, junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI), dos quais 49 bilhões de euros provirão dos bancos credores.

A imprensa dominical grega informou neste domingo (11) de grandes pressões por parte dos credores estrangeiros para que Grécia cubra o buraco orçamentário de 1,7 bilhões do ano em curso, depois que se constatasse que a contração econômica no segundo trimestre é, com um 7,3%, maior do que inicialmente estimado.

O jornal online "euro2day" inclusive faz referência à possibilidade que se entregue só em parte o sexto lance de 8 bilhões de euros que correspondem ao primeiro pacote de ajuda, à espera que Grécia cumpra especificamente com todos os cortes nas despesas estatais e privatizações anunciadas.

Fonte: Agência Efe