Governo boliviano propõe diálogo com manifestantes indígenas
O governo boliviano convocou nesta quarta-feira (31) um diálogo com representantes de uma marcha indígena em protesto pela construção de uma via interdepartamental.
Publicado 01/09/2011 09:15
De acordo com o ministro de Comunicação, Iván Canelas, espera-se que os líderes da Confederação de Povos Indígenas do Oriente Boliviano (Cidob), entre outros agrupamentos, se dirijam à localidade de San Ignacio de Moxos para instalar essas conversas.
Esta é a sexta ocasião em que o Executivo convoca negociações para resolver o impasse sobre a estrada que unirá a Cochabamba e Beni, mas que atravessa o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis).
Em nome de Palácio Queimado, disse o ministro, participarão ministros com plenos poderes de decisão para resolver suas demandas.
Canelas precisou que o governo remeteu uma carta ao Comitê de Marcha com os detalhes da realização desse diálogo.
Integrarão a comissão ministerial os titulares da Presidência, Carlos Romero; de Governo, Sacha Llorenti; e a de Autonomias, Claudia Peña. De acordo com o avanço das negociações, o diálogo poderá integrar outros ministros.
Canelas também solicitou que os marchistas enviem uma comissão porque de outra maneira, com os 600 ou 700 mobilizados, não será possível dialogar, disse.
Antes, o Executivo reafirmou a disposição do presidente Evo Morales a receber em La Paz aos marchistas.
Também considerou inegociáveis algumas exigências como paralisar os trabalhos de exploração e exploração de hidrocarbonetos, catalogadas como eixo-chave do desenvolvimento econômico nacional.
A caminhada partiu do passado 15 de agosto da cidade amazônica de Trinidad com destino a La Paz, com o argumento de rechaçar danos à biodiversidade do Tipnis.
O próprio Morales denunciou que a oposição à estrada é um pretexto que esconde interesses estrangeiros, o qual se confirmou ao se identificar vários telefonemas entre representantes da embaixada dos Estados Unidos em La Paz e líderes da mobilização.
Fonte: Prensa Latina