PT faz Congresso Nacional para discutir estatuto e eleições 2012
O PT realiza etapa extraordinária do 4º Congresso Nacional na próxima semana em Brasília. O evento, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, reunirá os mesmos 1.350 delegados participantes da primeira etapa ocorrida em 2010 que escolheu Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República. O presidente do Partido, Ruy Falcão, anunciou a presença do ex-presidente Lula e da atual presidente da República, Dilma Rousssef, no evento. A abertura do Congresso será às 19 horas de sexta-feira (2).
Publicado 26/08/2011 11:52
Os delegados vão votar alterações no Estatuto do PT, que estão sendo debatidas pelo Partido. O presidente falou também que o evento servirá para discutir o papel da militância na mobilização para as eleições 2012.
Falcão, que está viajando todo o país, em visita aos diretórios, disse que “a repercussão é muito boa, eu tenho podido recolher informações muito vivas das nossas lideranças, da nossa militância, é um momento de reaproximação da direção com as bases, então é uma experiência muito gratificante e eu acho que elas culminarão com bons resultados para o PT Nacional e para os estados”.
Falcão faz as visitas de mobilização de olho nas eleições municipais, e deixa claro que a ideia é levar o Modo Petista, que deu certo no âmbito federal, e em diversas cidades, para o maior número possível de prefeituras.
Ao presidir o Partido fundado por Lula, Rui Falcão não esconde seu orgulho e responsabilidade. “O presidente Lula é a maior liderança do país, a maior liderança que o PT tem e já teve, hoje é uma referência internacional, então é fundamental para o presidente do PT manter este contato permanente, inclusive me aconselhar com ele”, diz.
Segundo Falcão, o ex-presidente Lula está agora mais acessível, porém continua no estilo “a mil por hora”. “Ele não parou, ele continua fazendo politica, e certamente vai nos ajudar bastante no processo eleitoral, e está realizando viagens internacionais, porque hoje ele é requisitado mundialmente, não só pra fazer palestras, mas pra debater com governos, com sociedades da África, da Ásia … é uma liderança mundial mesmo”, avalia.
De olho no mundo virtual
Rui Falcão quer ampliar a relação do Partido com os movimentos virtuais. Para fortalecer a importância dos internautas, ele diz que tem tido contato nos estados com os militantes do PT das redes sociais, destacando que a pesquisa nacional do PT mostrou por 20% das pessoas que se informam de política usam os blogs independentes, o que representa praticamente o mesmo índice das leituras de jornais.
Ele destaca que outra importância das redes sociais da internet é o contato com a juventude. “Os jovens são os que mais se informam sobre política através das redes sociais e dos blogs independentes, então nós queremos apoiar, fortalecer e valorizar este meio de comunicação que tende a crescer”.
Fonte: Portal do PT