Prefeitura do Recife participa do 38º CONAP
Ciência, Tecnologia e Inovação no combate às desigualdades regionais. Esse foi o tema do painel realizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, durante a tarde da sexta-feira (19) e que contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE), José Bertotti. A palestra fez parte da programação do 38° Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (Conap) realizado em diversos locais do Recife e Olinda.
Publicado 25/08/2011 10:32 | Editado 04/03/2020 16:57
Foto: Inaldo Lins
A apresentação do painel que tratou da utilização da ciência e tecnologia (C&T) para o desenvolvimento econômico do mundo e, em especial, do Brasil foi iniciada com a participação do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende. O ex-ministro, que é professor do departamento de física da UFPE, após falar sobre a evolução das pesquisas científicas e sua posterior aplicação em tecnologias, mostrou o desenvolvimento econômico do país em função do aumento em investimentos no setor.
Segundo Sérgio Resende, nos últimos 10 anos o valor do financiamento proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT) subiu de menos de R$ 0,5 bilhão para R$ 3,5 bi. A onda de crescimento chegou também às universidades. Em 2002, o Brasil possuía 42 unidades e hoje o país já conta com 230 sedes e extensões universitárias em todo o território nacional. Em 20 anos, o Brasil saiu da 20º colocação em número de produções de artigos científicos para ocupar o 13º lugar.
Os investimentos em C&T colaboram com o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), indicador que revela o valor de toda a riqueza gerada no país. “Atualmente, o Brasil ocupa o 8º lugar o ranking dos países com os maiores PIBs, atrás de paises como os Estados Unidos, Japão e China. A previsão é de que em 10 anos o Brasil chegue ao 5º lugar”, comentou o ex-ministro.
Em seguida, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti, levou o debate para o âmbito municipal, apresentando as ações realizadas pela Prefeitura do Recife que incentivam a T&I. Dentre as ações está a pesquisa sobre as cadeias e arranjos produtivos do Recife, realizada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. O trabalho teve como objetivo identificar as perspectivas futuras, elos e gargalos das cadeias produtivas existentes no Recife, e com isso, orientar a gestão municipal a incrementar a economia da cidade através da inovação científica e tecnológica, além de promover o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. Outra ação é a implantação do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, que será um misto de área verde e equipamentos que irão proporcionar acesso ao conhecimento, à tecnologia e ao entretenimento.
“Além disso, a Prefeitura do Recife incentiva o desenvolvimento de diversas empresas que funcionam no Porto Digital, um dos principais polos de tecnologia do país, através do programa de incentivo fiscal que reduz de 5% para 2% o valor do Imposto Sobre Serviço (ISS)”, explicou José Bertotti.
À noite, a secretária executiva da SCTDE, Anita Dubeux, participou da solenidade “A formação de recursos humanos e o desenvolvimento do Brasil” ao lado de representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia e da comunidade científica de Pernambuco.
A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e de Turismo, patrocinou o 38° Conap que aconteceu entre os dias 18 e 21 de agosto. Nela, associações de pós-graduações (APGs) e comissões pró-APG de todo o país debateram a proposta de Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 e convocaram todas as entidades relacionadas a participarem do XXIII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, previsto para acontecer em 2012.
Fonte: Prefeitura do Recife