Setor energético é tema de debate em São Paulo
Seminário contará com a presença da ministra do Planejamento Miriam Belchior e do presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto
Publicado 15/08/2011 15:55
As hidrelétricas colocam o Brasil em uma posição privilegiada no mundo, integrando os países com baixa emissão de gás carbônico (CO2).
No entanto, a ampliação do parque hidrelétrico na Amazônia, previsto no Plano Decenal de Energia e com obras no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) gera a necessidade de discussão sobre a importância desta energia para o país, assim como a comparação desta fonte com as demais como a solar/eólica e as termelétricas.
Para discutir esse amplo tema, a revista CartaCapital promove no próximo dia 22 de agosto, segunda-feira, no hotel Caesar Business, o seminário “Hidrelétricas: as necessidades do País e o respeito à sustentabilidade”.
O debate abordará também, entre outros assuntos, as alternativas para gerar energia na Amazônia reduzindo impactos ambientais e ampliando benefícios sociais, de forma a preservar a cultura e a tradição dos povos locais, como ribeirinhos, índios e populações tradicionais.
Diálogos capitais
O evento integra a série “Diálogos Capitais” e irá discutir a geração de energia sustentável, a construção de novas hidrelétricas com a conservação do meio ambiente e o papel da hidreletricidade na matriz energética brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
O seminário ocorre das 9h às 13h e contará com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do presidente da Eletrobras, José da Costa Neto. Ainda participarão o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, além do diretor da Coppe-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. O evento tem como público-alvo empresários e executivos de grandes, médias e pequenas empresas da área, autoridades governamentais, representantes de entidades ambientais, professores e estudantes.
Programação
Apresentações
“Geração de energia: desenvolvimento econômico sustentável, trabalho e bem estar”
Miriam Belchior, ministra do Planejamento
“As novas hidrelétricas: com conservação do meio ambiente e respeito ao cidadão”
José da Costa Carvalho Neto, presidente da Eletrobras
“Contribuição da Itaipu para o Desenvolvimento e a Integração do Brasil e do Paraguai”
Jorge Miguel Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional
“O papel da hidreletricidade na matriz energética brasileira”
Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
"Hidrelétricas: fazer ou não fazer?“, Luiz Pinguelli Rosa, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Planejamento Energético da COPPE
Mediador: Dal Marcondes, diretor da Envolverde
Serviço:
Seminário: “Hidrelétricas: as necessidades do País e o respeito à sustentabilidade.”
Dia: 22 de agosto
Horário: das 9h às 13h
Local: Caesar Business – Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia
Informações e inscrições: http://www.dialogoscapitais.com.br/hidreletricas/
Fonte: Carta Capital