Mulheres da CTB-RS participam da 4ª Marcha das Margaridas
Nesta quarta, dia 17 de agosto acontece em Brasília, a 4ª Marcha das Margaridas. Ação estratégica das mulheres trabalhadoras para garantir visibilidade, reconhecimento e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta, a marcha integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadora Rurais – MSTTR e de movimentos feministas e de mulheres.
Publicado 15/08/2011 16:48 | Editado 04/03/2020 17:10
A expectativa é de que cerca de 50 mil mulheres participem da mobilização. A Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Rio Grande do Sul (CTB-RS) estará representada por mais de 500 trabalhadoras.
Conforme Eremi Melo, diretora da Secretaria de Formação, Cultura, Esporte e Lazer da CTB-RS, a central estará presente na marcha com 470 trabalhadoras rurais e 30 trabalhadoras urbanas. “A CTB valoriza a mulher, temos que estar presentes para lutar e garantir os direitos femininos”, destaca.
A Marcha das Margaridas, que se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista, nesta edição tem como lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.
A mobilização tem esse nome, como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves. Ela é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. Rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural.
A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.
Fonte: CTB-RS