Argentina ensaia eleições presidenciais com primárias inéditas
Ao todo 28,6 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo, 14, na Argentina, em inéditas eleições primárias abertas, obrigatórias e simultâneas, que precedem as gerais de outubro. Os eleitores não parecem muito interessados no pleito. Uma pesquisa da empresa de consultoria Opinião Pública e Serviços de Mercado revelou recentemente que 64,5% da população sabem pouco ou nada sobre estas eleições.
Publicado 13/08/2011 10:51
Resultado de uma reforma política aprovada pelo Parlamento no final de 2009, este pleito definirá as listas de candidatos que vão concorrer nas eleições gerais para cargos executivos e legislativos em todo o país em 23 de outubro.
Em todo o país, os cidadãos votarão nas listas de pré-candidatos para presidente e vice-presidente; 130 deputados em todas as províncias e na capital do país; e 24 senadores nos distritos de Buenos Aires, Formosa, Jujuy, La Rioja, Misiones, San Juan, San Luis y Santa Cruz.
De fato, os dez partidos que querem concorrer à Presidência dentro de mais de dois meses apresentarão neste domingo seus pré-candidatos.
Será possível escolher entre duas ou mais listas de um mesmo partido, mas para cargos em nível provincial e municipal em alguns distritos.
Fonte: Terra