Governo lança frente de recuperação de ramais neste sábado
Pelo menos 300 quilômetros de vicinais devem ser recuperados em Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Iranduba, no projeto chamado “Caminho da felicidade”. O lançamento da frente de recuperação acontece amanhã, dia 13, nem Itacoatiara, às 9h. A meta este ano é recuperar 1,7 mil quilômetros em todo o Amazonas. Até o momento a Sepror já restaurou uma média de mil quilômetros, dos quais 200 somente na região do entorno de Manaus.
Publicado 12/08/2011 17:17 | Editado 04/03/2020 16:11
O trabalho será feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com as prefeituras e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Vamos aproveitar o verão para as obras e desta forma facilitar o escoamento da produção rural”, declarou o secretário Eron Bezerra.
A recuperação de vicinais faz parte do programa de Aprimoramento da Infraestrutura que tem a meta de construir e restaurar vicinais em todo o Amazonas, a exemplo dos trabalhos já realizados em 10 municípios. “Quando você vê esse povo carregando sua produção nas costas, andando horas e horas até chegar na pista você entende a real necessidade desse projeto”, concluiu o Gerente de Estradas de Vicinais da Sepror, Carlos Almeida da Conceição.
Cronograma de obras
No sábado, o lançamento das obras acontecerá em Itacoatiara e na outra semana será a vez do Iranduba receber a frente de recuperação dos ramais.
Em Itacoatiara os trabalhos começam oficialmente amanhã, com previsão total de revitalizar 104 quilômetros. Os trabalhos, no entanto, já iniciaram no município, no Ramal Iporá, quilômetro 132, AM 010. Essa comunidade receberá 30 quilômetros de recuperação, o que deverá beneficiar uma média de 400 famílias, com serviços de terraplanagem e imprimação com asfalto. Também na AM 010 a recuperação dos ramais já chegou ao Assentamento Santo Antônio, no quilômetro 47, onde 12 quilômetros serão vitalizados.
Em Presidente Figueiredo o Incra fará a entrega oficial para a Sepror da patrulha mecânica que vai executar o trabalho de terraplanagem na cidade, na próxima segunda-feira, dia 15. A obra começará pelo Ramal do Urubuí. Somente neste município serão recuperados 119 quilômetros, sendo 12 quilômetros no Urubuí, beneficiando 320 famílias da comunidade. A previsão é de concluir os trabalhos neste município num prazo de 60 dias.
Já em Iranduba, a frente de obras será lançada no próximo domingo, dia 21, com previsão de restaurar 108 quilômetros no total.
De Manaus,
Mariane Cruz e Odineia Araujo