EUA: 75% não confiam em políticos para fim da crise
Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (11) no Washington Post revelou que 75% dos norte-americanos não confiam na capacidade da classe política de superar a situação econômica que o país atravessa.
Publicado 11/08/2011 16:59
Na opinião desses entrevistados, as medidas políticas atuais são "instáveis e ineficazes" e apenas 25% dos entrevistados acreditam que o governo de Barack Obama pode solucionar os problemas econômicos registrados no país.
A maioria dos americanos questionados pela pesquisa manifestou ser contra o recente compromisso firmado nas negociações sobre o teto da dívida, que determina reduzir o gasto público do país em entre US$ 2,1 e US$ 2,4 trilhões ao longo da próxima década.
A maior rejeição foi observada entre os republicanos, mas a maioria dos eleitores independentes também se opõe ao acordo, enquanto os democratas estão divididos sobre o assunto.
A confiança dos cidadãos no governo caiu 21 pontos desde outubro de 2010. Segundo a pesquisa, 4 em cada 10 pessoas não confiam no governo para solucionar a situação econômica.
Já 8 em cada 10 entrevistados revelaram se sentir insatisfeitos com o sistema político, um número que vem crescendo constantemente desde o final de 2009.
A metade da população está de acordo com a decisão da agência Standard & Poors, que rebaixou a qualificação do crédito dos Estados Unidos de "AAA" – a máxima possível – para "AA+" pela primeira vez na história.
O mal-estar da população se divide de maneira bastante equitativa, já que 30% culpam os democratas e a administração do presidente Obama pelos problemas econômicos, enquanto 30% atribuem a responsabilidade aos republicanos e 32% culpam ambos os partidos na mesma medida.
Segundo o estudo do Washington Post, a confiança dos americanos de que Obama tomará as decisões corretas sobre a economia do país se reduziu em 10 pontos desde janeiro passado, e atualmente se concentra em 33% da população.
Já a confiança nos republicanos, que no início do ano estava em 35%, agora caiu para 18%.
Entre todos estes dados que refletem o pessimismo dos americanos há um número positivo que se mantém desde o último trimestre de 2010: 77% dos cidadãos consideram que apesar da situação econômica, os Estados Unidos continuam tendo o melhor sistema de governo do mundo.
A pesquisa publicada hoje pelo The Washington Post foi feita por telefone em 9 de agosto com 601 pessoas e tem uma margem de erro de 4,5%.
Fonte: Efe/Operamundi