Avião teleguiado americano mata 21 insurgentes no Paquistão
Pelo menos 21 pessoas morreram nesta quarta-feira 10) em um ataque de um avião teleguiado americano no Waziristão do Norte, zona tribal do Paquistão próxima da fronteira com o Afeganistão, informaram as autoridades locais.
Publicado 10/08/2011 11:26
O avião sem piloto (drone) disparou dois mísseis que destruíram um veículo e um acampamento perto de Miranshah, a principal cidade do Waziristão do Norte, um distrito na fronteira com o Afeganistão e reduto de grupos que resistem à presença de tropas estadunidenses na região. Segundo militares paquistaneses, os mortos pertencem ao grupo Haqqani, considerado o maior inimigo das tropas americanas no leste do Afeganistão.
O grupo foi fundado por Jalaluddin Haqqani e é comandado por seu filho Sirajuddin, ambos considerados "terroristas" por Washington.
Nos últimos anos, o governo dos Estados Unidos tem pressionado o Paquistão a lançar uma ofensiva terrestre na região do Waziristão do Norte, onde suspeita que o grupo Haqqani tem sua base, mas Islamabad nunca atendeu este pedido.
Washington destina a cada ano a Islamabad mais de dois bilhões de dólares para financiar o que chama de “luta contra o terrorismo”.
A relação entre Estados Unidos e Paquistão, aliados desde 2001, vive o pior momento desde que Washington executou um ataque em 2 de maio na cidade de Abbottabad (norte) que matou Osama Bin Laden.
Desde a morte de Bin Laden, os aviões teleguiados americanos executaram pelo menos 20 bombardeios no cinturão tribal paquistanês, provocando mortes de civis em alguns casos.
Com agências