Secretário da PCR vai na área onde o movimento quer um parque
A manifestação realizada pelo Movimento em Defesa da Mata do Engenho Uchôa no último dia 04 (quinta-feira) em frente à sede da Prefeitura do Recife teve um saldo positivo.
Publicado 09/08/2011 12:45 | Editado 04/03/2020 16:57
O novo secretário de Meio Ambiente da PCR, Marcelo Rodrigues, se comprometeu a visitar no próximo dia 15 (segunda-feira) a área da Mata onde o grupo pretende ver instalado o Parque Natural Rousinete Falcão. Segundo os coordenadores do movimento, após conhecer a área o secretário ficou de analisar a proposta dentro das possiblidades da prefeitura.
Os manifestantes não entregaram o documento contendo mais de cinco mil assinaturas, alegando que só seria entregue ao prefeito João da Costa. O grupo luta para chamar a atenção da PCR para a situação da área de mangue e Mata Atlântica localizada no bairro do Barro e faz limite com mais dez bairros do Recife. Eles solicitam que na área seja criado um parque ecológico, evitando, assim, o assédio de investidores e aumentando a conservação do local.
O espaço tem 192 hectares de Mata Atlântica e 50 hectares de mangue. No último mês de julho, a coordenação do movimento se reuniu com o MPPE, onde solicitou a cobrança por parte do órgão de explicações sobre se já existe algum projeto para a preservação do local.
De acordo com Augusto Semente, que participa da coordenação do movimento, a luta para a preservação da mata do Engenho Uchôa existe há 32 anos. “Já completa dez anos as tentativas de encaminhar ofício para o órgão responsável pela área que é a prefeitura. Temos cinco mil assinaturas recolhidas para entregar nas mãos do prefeito João da Costa, mas ele nunca nos recebeu”.
Da Redação do site de Siqueira, com informações da Folha de Pernambuco.