"Música no Museu" trás para o Piauí experiência internacional

Nessa primeira passagem por Teresina, com patrocínio do BNDES, o Música no Museu trará o Duo Milewsky, composto por um casal de violinista e pianista, respectivamente Jerzy Milewsky e Aleida Schwarz

museu do paiui - INTERNET
Dia 12 de agosto, às 9h00, o Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes receberá o “Música no Museu”. Projeto que tem números impressionantes: são mais de 13 anos de atividade, cerca de 2.500 concertos gratuitos realizados no Brasil e fora dele, público de mais de 350 mil pessoas, e a participação de mais de 1.100 músicos. Além disso, possui objetivo mais que louvável: formar novas plateias, facilitando e incentivando a presença de crianças e jovens nos concertos.

Nessa primeira passagem por Teresina, com patrocínio do BNDES, o Música no Museu trará o Duo Milewsky, composto por um casal de violinista e pianista, respectivamente Jerzy Milewsky e Aleida Schwarz. Formado em 1968, a dupla polonesa tem carreira sólida e repertório que passa por clássicos universais de grandes compositores até música contemporânea brasileira e polonesa. O Duo Milewsky tem uma extensa discografia e já se apresentou nos quatro cantos do Brasil e em muitas cidades do mundo. Há vários anos participam do projeto Música no Museu.

A partir dessa iniciativa, o Brasil passou a ter com solidez o que já acontecia tradicionalmente nos maiores museus do mundo. Como no Guggenhein (Nova Iorque), Louvre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid), entre outros que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os próprios cenários dos museus. Isso garante um ganho considerável na sua densidade cultural, buscando privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época – da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros.

Fonte: Portal AZ