Sem categoria

Argentina e Uruguai trabalharão para aprofundar integração

A presidente da Argentina, Cristina Fernández, disse nesta terça-feira após reunião com seu colega uruguaio, José Mujica, que as duas nações devem prosseguir trabalhando em conjunto para aprofundar a integração e a associação, porque "ser sócio pressupõe um relação do tipo ganhar-ganhar para ambas as partes".

Em uma coletiva de imprensa conjunta, a presidente argentina ressaltou que o encontro com Mujica permitiu "superar diferenças (…) O saldo mais importante é esse, restituir nossa tradicional amizade".

"Chegou a hora em que nos demos conta que a sorte se joga com nossos vizinhos", agregou.

Ao mesmo tempo, o presidente uruguaio Mujica manifestou seu agradecimento a Cristina "por sua amizade e por meio dela ao povo argentino. Eu vivo lembrando de meus compatriotas que vivem na Argentina e que não se sentem estrangeiros".

"Nós assinalamos como objetivo a política de boa vizinhança (…) Já vivemos muitas décadas de costas uns aos outros, sempre olhando para a Europa. Por isso chegou a hora de nos dar conta de que a sorte se joga com nossos vizinhos, e vamos juntos com eles ou não iremos mais", manifestou.

O chefe de Estado do Uruguai disse que será construído um serviço de ferroviário de passageiros que unirá seu país com a Argentina.

"A ferrovia cruzará o espaço entre os dois países" e será um passo a mais na integração entre Argentina e Uruguai, ressaltou o presidente uruguaio.

Os chefes de Estado discutiram nesta terça-feira (2) na Casa Rosada (sede do governo argentino) vários temas dedicados a aprofundar e fortalecer os vínculos de cooperação bilateral, especialmente em matéria de energia e comércio.

Fontes oficiais haviam antecipado que figurariam na agenda temas energéticos, de navegação e sobre obras de dragagem no Canal Martin Garcia, no leito do Rio da Prata, que conecta com o Rio Uruguai, ambos limítrofes.

O Uruguai solicita que se faça a dragagem do canal, tema que a Argentina deixou de lado a partir do enfrentamento jurídico que foi desatado entre os dois países com a instalação de uma fábrica de papel da UTM (ex-Botnia) às margens do Rio Uruguai.

Além disso, Cristina Fernández e Mujica tratariam também de temas de âmbito científico, tecnológico e acadêmico.

Fonte: Telesul