Indústria: Cai em quase 50% a participação no mercado externo
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda (1º) uma pesquisa sobre as exportações brasileiras. A sondagem mostra que 48% dos exportadores nacionais perderam participação no mercado externo ou, simplesmente, deixaram de exportar em 2010.
Publicado 01/08/2011 17:43
Para 2011, a expectativa é que 68% dos exportadores adotem estratégias novas para estimular os embarques para o exterior.
De acordo com a CNI, a participação média das vendas externas no faturamento da indústria no ano passado foi 20% e, para este ano, 24% das empresas ouvidas previram queda da participação das exportações no faturamento bruto.
Não foi surpresa: as empresas já haviam revelado a previsão de queda em julho segundo a Sondagem Industrial, divulgada no dia 22 de julho pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O índice de expectativa recuou de 50,4 pontos, em junho, para 48 pontos em julho, abaixo da linha de 50 pontos, o que significa, numa escala que vai de 0 a 100, pessimismo. Contudo, quanto à demanda interna, a indústria está otimista para os próximos meses.
O índice para julho ficou em 61,9 pontos, o que mostra, na comparação com o mês anterior, estabilidade, pois a expectativa estava um pouco abaixo: 61,6 pontos.
Quanto ao número de empregados para julho, há otimismo entre os empresários, pois o índice ficou em 54,2 pontos, o que mostra estabilidade em relação ao mês anterior (54 pontos).
A compra de matérias-primas também ficou acima dos 50 pontos, registrando 58,2 pontos. Na comparação com junho, houve estabilidade, com índice de 58 pontos.
A pesquisa foi feita entre 1º e 15 de julho com 1.692 empresas de grande, médio e pequeno portes.
Redação com informações da Agencia Brasil