Baianos mobilizados pela criação da Comissão Nacional da Verdade

“A reunião foi de muita discussão, mas sem nenhuma deliberação. Existem duas propostas em discussão na CBV: uma de apresentar emendas ao projeto em tramitação no Congresso, alterando a composição da Comissão e a data, e a outra de votar como está o PL. Ontem na reunião surgiram as duas propostas, que já vêm acompanhando discussões existentes em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

A proposição de votar o projeto como está foi majoritária, mas nós resolvemos não deliberar sobre o tema e manter a mobilização para que os trabalhos avancem nesta questão”, informou Diva Santana, do Grupo Tortura Nunca Mais, que integra o CBV.

Enquanto a votação não acontece, o Comitê continua se reunindo toda quinta-feira, às 17h, na sede do Grupo Tortura Nunca Mais, nos Barris. “Estamos trabalhando na organização de um Encontro Nacional dos Comitês pela Verdade, que deve acontecer no final de outubro, em Brasília. A ideia é manter a mobilização para que os Comitês não se esvaziem mesmo que a Comissão da Verdade seja criada. Os Comitês continuarão mobilizados para subsidiar os trabalhados”, ressaltou Diva.

Segundo informações do deputado federal Emiliano José (PT), que participou da reunião do CBV, tudo indica que o Projeto seja votado antes do início da discussão da dotação orçamentária, entre agosto e setembro.

De Salvador,
Eliane Costa