Sem categoria

DEM e PMDB articulam coligação em 3 capitais; Lula corre o país

Enquanto o PSD de Gilberto Kassab namora o governo federal, o DEM — último partido do prefeito paulistano negocia alianças com o PMDB em pelo menos três capitais para as eleições 2012: São Paulo, Salvador e Natal.

Em São Paulo, o DEM admite apoiar a candidatura de Gabriel Chalita (PMDB) caso o PSDB, seu tradicional aliado, não lance um nome forte. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) até já foi informado, no fim do mês passado, da possibilidade de apoio do DEM a Chalita.

A aliança garantiria a Chalita o maior tempo de TV na corrida municipal de 2012. O tema já foi objeto de um almoço entre o vice-presidente Michel Temer e o presidente municipal do DEM, Alexandre Moraes.

Na Bahia, PMDB e DEM podem se unir contra o governador Jaques Wagner. Já em Natal, o PMDB negocia apoio ao filho do senador Agripino Maia (DEM-RM), Filipe Maia.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é contra a realização de prévias no PT para a escolha de candidatos às prefeituras, em 2012, e já trabalha para evitar a prática. Lula avalia que o modelo com voto dos filiados, tradicional no partido, deixa sequelas na disputa e mais atrapalha do que ajuda na atual temporada de costumes políticos pragmáticos.

Em viagens pelo país, Lula já está articulando candidaturas e alianças com o PT. Em São Paulo, ele está disposto a bancar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à revelia do PT. Pouco afeito a gestões políticas, Haddad enfrenta resistências na seara petista.

O empenho de Lula para varrer as prévias do mapa eleitoral não vale só para São Paulo. Ele combinou com a presidente Dilma Rousseff que cuidaria da montagem dos palanques nas principais capitais e enquadraria o PT. Lula avalia que o PT só deve apresentar candidato onde tiver reais chances de ganhar. Caso contrário, recomenda ceder a cabeça da chapa para uma outra legenda.

Da Redação, com agências