Chávez reaparece em vídeo e declara passar bem após quimioterapia
A televisão venezuelana mostrou nesta sexta-feira (22) um vídeo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com um grupo de ministros e funcionários de seu governo, nas primeiras imagens do líder desde que viajou para Cuba.
Publicado 23/07/2011 10:36
No vídeo, divulgado pelo canal estatal VTV, Chávez aparece conversando com seus ministros e sem sequelas aparentes da quimioterapia, iniciada nesta sexta. "O corpo é a base da vida. É preciso cuidar dele, desde as unhas até o cabelo, sem exageros", disse Chávez, de bom humor, que passou boa parte da gravação contando histórias de sua vida de cadete.
O presidente também destacou a importância do reconhecimento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que esta semana referendou a Venezuela como o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, com quase 300 bilhões de barris.
"É importante que todo o povo da Venezuela saiba que graças ao grande esforço que nossa indústria petrolífera fez, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep, acaba de reconhecer a grande reserva petrolífera da Faixa Petrolífera do Orinoco", ressaltou Chávez.
As imagens foram divulgadas horas depois de Chávez ter anunciado que nesta sexta-feira "concluiu de maneira bem-sucedida o primeiro bombardeio" com quimioterapia.
Na reunião do vídeo, Chávez esteve acompanhado dos ministros de Energia, Rafael Ramírez; das Relações Exteriores, Nicolás Maduro; e de Ciência e Tecnologia, Ricardo Menéndez; além dos vice-presidentes da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) Eulogio Del Pino e Asdrúbal Chávez.
O presidente venezuelano anunciou em 30 de junho que se submetera a uma cirurgia dez dias antes, em Cuba, por causa de um tumor cancerígeno. Após ser operado, o presidente retornou à Venezuela, onde permaneceu por quase duas semanas, mas no sábado passado voltou a Havana para continuar o tratamento contra o câncer, desta vez com a aplicação de quimioterapia.
Fonte: Efe