Chávez, Fidel, Raúl e Rafael Correa se reúnem em Havana
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou por meio da rede social Twitter que nesta quinta-feira (21) se reuniu em Cuba com o presidente do Equador, Rafael Correa, e com os líderes anfitriões, Fidel e Raúl Castro.
Publicado 22/07/2011 10:05
"Que bonita reunião tivemos nesta tarde com Fidel, Raúl e Rafael Correa. Fechamos cantando El Alma Llanera!", disse Chávez sem mais detalhes através da sua conta @chavezcandanga.
Durante o encontro, os líderes dos países latino-americanos discutiram, entre outros temas, a crise mundial de alimentos. “Foi um encontro muito mais humano que político”, afirmou Chávez.
Sobre os desafios para enfrentar a crise mundial de alimentos, Chávez afirmou que a Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) continua assumindo os desafios de desenvolvimento e produção de alimentos e cooperação.
Outro assunto debatido foi o jogo de futebol da última quarta-feira à noite, disputado em Mendoza, na Argentina, pelas seleções da Venezuela e Paraguai – na qual a seleção venezuelana foi eliminada pelos paraguaios nos pênaltis. “Sobre esse assunto, todos concordam que esse gol foi gol”, referindo-se ao gol perdido pela seleção.
Chávez voltou no fim de semana passado a Cuba, onde recebe tratamento contra o câncer, depois de passar por uma cirurgia no dia 20 de junho .
O presidente do Equador e seu chanceler, Ricardo Patiño, viajaram nesta quinta-feira a Cuba para visitar o governante venezuelano e se prevê que hoje mesmo retornem a Quito.
"Que prazer é começar a manhã lendo 'Cantaclaro': 'A savana arranca ao pé da cordilheira andina'. E agora, caminhada", contou Chávez sobre sua programação matinal.
Durante sua permanência na ilha, o chefe de Estado tem feito do Twitter um grande aliado e tem publicado regularmente as atividades que realiza e as visitas que recebe.
O presidente venezuelano, ainda por meio da rede social, anunciou o Grande Plano de Obras Públicas e lembrou também que a estratégia é parte da Grande Misão Saber e Trabalho.
“Camaradas! Ministro Garcés lembre-se que o Grande Plano de Obras Públicas é parte da Grande Missão Saber e Trabalho Venezuela. Viveremos e venceremos”, escreveu ao ministro dos Transportes e das Comunicações, Francisco Garcés.
Correa e Chávez promovem o chamado socialismo do século XXI através da Revolução Cidadã e a Revolução Bolivariana, respectivamente, mantêm uma estreita relação e se reúnem periodicamente em encontros bilaterais que se alternam no Equador e Venezuela.
Da Redação, com informações de agências