Para líder do PR, Dilma foi 'corretíssima' nas exonerações
O líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), afirmou nesta terça-feira que concorda com a conduta da presidente Dilma Rousseff na crise dos Transportes. Segundo ele, Dilma foi "corretíssima" ao afastar a cota da legenda da pasta.
Publicado 20/07/2011 17:19
"Exigimos o rigor [nas investigações], nunca blindamos ninguém", afirmou Portela.
Portela criticou, porém, a forma como o governo federal trata a base. Ele citou como exemplo a polêmica em torno da prorrogação da validade das emendas parlamentare relacionadas aos orçamentos da União de 2008 e 2009. "Na última hora a presidenta cede [ao pagamento das emendas] e os parlamentares ficam com fama de chantagistas. Não cabe ao Palácio do Planalto deixar transparecer a imagem de que somos chantagistas. A liberação das emendas é o cumprimento da lei orçamentária", disse
Na terça-feira (19), Portela pediu para que a presidente Dilma Rousseff use a "mesma balança" para todos os partidos na hora de afastar pessoas do Ministério dos Transportes por causa de denúncias de irregularidades na pasta.
Portela também cobrou que seja dado o direito de defesa a todos os envolvidos e criticou a jurisprudência que se criou de afastar todas as pessoas que estejam sob suspeita, correndo o risco de "crucificar" alguns.
"A presidente Dilma é uma pessoa austera, coerente e competente, portanto uma só balança deve servir para todas as pessoas, sejam elas do PR ou não", disse Portela ontem. "A presidente abriu essa jurisprudência [da afastar pessoas sob suspeita]. Agora é preciso tomar cuidado para não crucificarmos pessoas sem darmos o direito de defesa."
Fonte Folha SP e Agência Brasil