Lula no 52º Conune: Vivemos a democracia como nunca antes

O ex-presidente Lula participou do 2º Encontro Nacional de Estudantes do ProUni,realizado durante o 52º Congresso da UNE. O ato aconteceu no Centro de Convenções de Goiania e teve o objetivo de celebrar as conquistas obtidas pelo programa Universidade para Todos que atingirá até o final do ano a marca de 1 milhão de bolsistas. Foram também reafirmadas as bandeiras de luta em prol do investimento na educação brasileira, como a destinação de 10% do PIB e de 50% do Pré-Sal para a educação

Lula no Conune
Na manhã do segundo dia de atividades da UNE foi realizado o segundo Encontro Nacional de Estudantes do ProUni. O ato contou com a presença do ex-presidente Lula, do Ministro da Educação, Fernando Haddad, da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, do Presidente da UBES, Yann Evanovick, do ex-Ministro Luiz Dulci, da Presidente da ANPG Elizangela Lizardo, do Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, da Presidenta do DCE da Universidade 9 de Julho, Vanessa Castilho e do Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.

Na abertura do Encontro, o Presidente da UNE Augusto Chagas ressaltou o papel da entidade como defensora da educação, da democracia e da representação popular no Brasil. “A nossa entidade é uma entidade que representa a sociedade democrática brasileira”, disse Augusto.

Em sua fala, o presidente também respondeu aos ataques da grande mídia, que classificou o Congresso como “Chapa Branca”. Chagas rebateu as colocações afirmando que a entidade sempre teve uma postura de diálogo aberto com o governo Lula e Dilma, mas que nunca se furtou de cobrar melhorias na educação brasileira. “A UNE sempre manteve um canal de comunicação com o governo federal, mas não se furtou em pressionar por melhorias no sistema educacional no país”, ressaltou Augusto.

Na mesa do Encontro esteve presente também a presidenta do Diretório Central dos Estudandes da Universidade 9 de Julho, Vanessa Castilho. A frente da entidade geral da maior instituição de ensino do país, com 130 mil estundates, Vanessa é bolsista do ProUni, filha de um pedreiro e de uma dona de casa e está cursando o 4º ano de Medicina. Em sua fala, Vanessa destacou o caráter inclusivo do programa. “O ProUni mostrou que as diferenças sociais não significam diferenças intelectuais e de capacidade das pessoas”, afirmou Vanessa.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad ressaltou em sua fala os avanços alcançados pelo MEC nos últimos anos, como a duplicação do número de vagas nas universidades federais e a destinação de boa parte delas para as regiões interioranas, o que, segundo ele, descentraliza o desenvolvimento do país.

Em seguida, foi exibido um vídeo contando a história da sede da UNE, na praia do Flamengo. Foi exibida toda a trajetória, desde a cessão do então presidente Vargas, passando pela destruição do prédio pela ditadura militar, até a retomada do terreno e o lançamento da pedra fundamental do novo prédio, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O ex-presidente Lula, ovacionado pela plateia, fez coro em sua fala às respostas da UNE aos ataques da grande mídia e exaltou a gestão de Haddad a frente do MEC, afirmando que ele foi “o Ministro mais democrático com estudantes e professores”. Muito a vontade, Lula disse estar com saudades de discursar e brincou com o público diversas vezes.

O ex-presidente relembrou também as conquistas de seu governo na área da educação, como a ampliação do FIES, da relação aberta com os reitores das Instituições Federais e da ampliação das vagas nas universidades públicas. Ao encerrar seu discurso, Lula disse que o governo Dilma irá fazer mais e melhor do que ele e citou como exemplo a ampliação das ofertas de bolsas de estudo no exterior.

Da redação local,
Artur Dias