"EUA não ganham guerra no Afeganistão sem Paquistão"
O vice-presidente da Assembleia Nacional do Paquistão, Faisal Karim Kundi, assegurou que Estados Unidos não ganhará a guerra no Afeganistão sem a ajuda de seu país.
Publicado 13/07/2011 10:46
O líder parlamentar afirmou que tem sido distintivo dos dirigentes paquistaneses e da nação responder coletivamente aos desafios, e destacou que a nação sul-asiática não está sobrevivendo à atual conjuntura graças à cooperação de Washington.
"Mas os Estados Unidos não vão ganhar a guerra no Afeganistão sem a ajuda do Paquistão", declarou o líder parlamentar a uma televisão de seu país. A administração de Barack Obama decidiu, faz uns dias, retirar quase a terceira parte da ajuda militar a Islamabad.
Sobre os bombardeios dos aviões teleguiados norte-americanos sobre zonas de seu país, principalmente na fronteira com o Afeganistão, Kundi disse que tinham um efeito contraproducente e nto fomentavam o ódio dos paquistaneses em relação às forças estrangeiras.
Os drones lançaram uns 45 ataques sobre as regiões tribais do noroeste do Paquistão, onde mataram mais de 400 pessoas.
Ainda que a maioria dos mísseis tenham como objetivos combatentes ou acampamentos talibãs, muito com frequência gente inocente é "erroneamente" assassinada pelos aviões-robôs, o que gera na população um natural sentimento antiestadunidense.
Kundi admitiu que a nação tem sofrido muito, mas respalda o Exército na luta contra o extremismo e o terrorismo.
Fonte: Prensa Latina