Amazônia e Cerrado são debatidos na 63ª Reunião Anual da SBPC
Por Fábio Palácio
Secretário de Estado em Produção Rural e estudioso da Amazônia, Eron Bezerra é um dos palestrantes da mesa redonda “A Amazônia, o Cerrado e os desafios da sustentabilidade”, na noite de hoje (13/07)
Publicado 13/07/2011 12:31 | Editado 04/03/2020 16:12
Como parte da programação da 63º Reunião Anual da SBPC a Fundação Maurício Grabois, em parceria com a Secretaria Regional da SBPC Goiás e com a Associação Nacional de Pós-Graduandos, promove na noite de amanhã (13) o debate “A Amazônia, o Cerrado e os desafios da sustentabilidade”. Participam da mesa como expositores o físico Ennio Candotti, presidente de honra da SBPC e coordenador-geral do Museu da Amazônia (MUSA); o engenheiro agrônomo Eron Bezerra, secretário de Estado da Produção Rural do Amazonas, e o professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA/UFG) e secretário regional da SBPC-GO Romualdo Pessoa Campos Filho.
Segundo o texto de apresentação da atividade, por suas dimensões e riquezas minerais, biológicas e socioculturais a Amazônia e o Cerrado encarnam em si o desafio da construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento. “Qualquer iniciativa que tenha como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e social não pode passar ao largo dessas regiões estratégicas. É necessário que as capacidades nacionais de geração de conhecimentos se debrucem sobre os dilemas, as potencialidades e os desafios colocados ao desenvolvimento de ambas as regiões. Só assim será possível valorizar suas riquezas naturais e socioculturais, promovendo o desenvolvimento sustentável, evitando a biopirataria e a degradação e transformando nosso país, simultaneamente, em potência alimentar, ambiental e energética”, finaliza o folder promocional do evento.
Na ocasião serão lançados os livros "Cerrado, perspectivas e olhares", de Márcia Pelá e Denis Castilho (Orgs) e "Meio ambiente e desenvolvimento — Em busca de um compromisso", de Aldo Arantes (Org).
Fonte: Fundação Maurício Grabois