Coreia do Sul e EUA treinarão reabastecimento aéreo
A Coreia do Sul e os Estados Unidos realizarão exercícios de reabastecimento aéreo de maneira regular a partir deste ano, manobra que eleva a autonomia das naves, informaram ensta segunda-feira (11) fontes militares.
Publicado 11/07/2011 19:39
Os dois principais aviões de combate do país, o F-15K e KF-16, podem reabastecer no ar, mas nunca completaram um reabastecimento ar-ar em território sul-coreano, de acordo com um oficial citado por meios de imprensa.
O oficial acrescentou que este tipo de manobra se efetuará a cada seis meses com um avião tanque da outra parte.
Em algum momento de agosto ou setembro se enviará um KC-135 stratotanker da Força Aérea estadunidense estacionado em Okinawa, Japão, para o primeiro exercício, segundo se explicou.
A fonte agregou que estas operações permitirão a uns 10 pilotos obter seus certificados de abastecimento em voo, que realizarão os referidos treinamentos a cada seis meses para os manter.
O anúncio ocorre em um momento em que as tensões na península se mantêm altas, no meio de um reforço militar por parte de Seul depois de um incidente ocorrido no passado 23 de novembro.
Nessa data, o norte respondeu a disparos contra suas águas jurisdicionais feitos pelo sul desde a ilha Yonpyong, com saldo de quatro mortos e vários feridos entre os sul-coreanos.
Pyongyang qualificou o incidente de provocação instigada pelos Estados Unidos e sua reação de ato de defesa.
Fonte: Prensa Latina