Recife sediará Congresso Mundial de Parques Tecnológicos

O Porto Digital é o responsável por mais um evento de grande porte em Recife. A cidade vai ser a sede do Congresso Mundial de Parques Tecnológicos no ano de 2013.

O anúncio foi feito conjuntamente, nesta terça-feira, pelo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, pelo secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja e pela secretária adjunta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, Anita Dubeux.

O Congresso é promovido pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP) e reúne todos os anos cerca 800 profissionais, entre executivos e técnicos de diferentes áreas do conhecimento de mais de 50 países. Para Saboya, o reconhecimento internacional que o Porto Digital já possui somado ao apoio das esferas governamentais ajudou muito na conquista "Trabalhamos em concomitância com os órgãos públicos para conseguirmos assinaturas entre outros aparatos técnicos que seriam necessários para fazer a solicitação à IASP. Somos um parque de referência no mundo inteiro e reconhecido pela Associação. Isso pesou muito”, destacou.

A estratégia de conquistar o evento mundial teve início há três anos e está no planejamento estratégico do Porto Digital no que diz respeito à internacionalização do Parque. “A internacionalização é uma obrigação e não uma opção. Ou você inova para competir com empresas nacionais e de fora do País ou fica ultrapassado”, avaliou Saboya, completando: “Queremos que o Recife crie uma identidade de cidade inovadora”.

Para o secretário Marcelino Granja, o evento também servirá para impulsionar os cursos de Tecnologia da Universidade de Pernambuco (UPE) “Até lá, na competência do Estado, temos como o principal desafio fortalecer os cursos de TI da Universidade de Pernambuco”, ressaltou. Já a secretária Anita Dubeaux destacou que a cidade ganha como um todo, não apenas a sua área científica e de tecnologia. “Ganha toda a estrutura de receptivo da cidade, como hotelaria, restaurantes e a infraestrutura de lazer, além do comércio e dos serviços associados”, relatou.

Fonte: Sectec e Porto Digital