Secel promoverá série de eventos de paradesporto em outubro
Na última semana, de 22 a 26 de junho, foi realizado, em Fortaleza, o Torneio Internacional de Tênis de Cadeirantes […]
Publicado 01/07/2011 13:06 | Editado 04/03/2020 16:31
Na última semana, de 22 a 26 de junho, foi realizado, em Fortaleza, o Torneio Internacional de Tênis de Cadeirantes – Set Point Classic Wheelchair 2011, nas quadras do Marina Park Hotel. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Secel). O brasileiro Daniel Rodrigues e o mexicano Cláudio Taboada foram os campeões do Torneio. O evento contou pontos para o Ranking Mundial e também para o Para Pan de Guadalajara e Paraolimpiada de Londres do próximo ano. Participaram atletas do Brasil, México, Argentina, Colombia e Equador, nas categorias Masculino e Feminino. A organização do Torneio Internacional de Tênis Cadeirantes ofereceu uma premiação de US$ 2 mil para os primeiros colocados.
Mais atividades de paradesporto serão realizadas através da Secel nos próximos meses. Dia 13 de agosto, serão realizados os Jogos Aquáticos do Ceará – natação paraolímpica. Já nos dias 17 e 18 de outubro, será realizado o III Seminário do Paradesporto. Dias 22 e 23 do mesmo mês, haverá o I Workshop do Paradesporto (teoria/prática). Além disso, de 24 a 28 de outubro, acontecerá o I Jogos da Semana Municipal do paradesporto, para as modalidades futsal, atletismo, natação, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa e xadrez.
Segundo o Coordenador de Paradesporto da Secel, Henrique Gurgel, "esses são eventos nacionais e internacionais que inserem atletas locais em realidades totalmente diferentes das de seu cotidiano. Por exemplo, o número 1, no Brasil, em tênis de quadra cadeirante é do Piauí, sendo que naquele estado o esporte ainda não tem muito espaço. Esses eventos que realizamos oportunizam a inserção e desenvolvimento desses atletas em diversas dimensões do esporte". No próximo semestre, o programa de Paradesporto da Secel implementará seis núcleos, em diversos bairros de Fortaleza. O programa é o 4º no Brasil, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Fonte: Site da Secel