Sem categoria

Flávio Dino na Embratur: metas ousadas, mas factíveis

O novo presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, ao tomar posse no cargo nesta quarta-feira (29), em Brasília, manifestou entusiasmo em ajudar a preparar o Brasil para sediar os dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. “Nós superaremos todas as dificuldades hoje existentes e vamos mostrar a competência e honestidade do Brasil”, destacou em seu discurso.

Flávio Dino na Embratur: metas ousadas, mas factíveis - Ag. Brasil

Para uma grande e variada plateia que lotou o auditório do Ministério do Turismo, ele disse ainda que os dois eventos vão contribuir para consolidar a imagem do Brasil no exterior, ajudando na atração de divisas e na geração de emprego e renda no país.

E se mostrou à vontade – com suas experiências anteriores, no Poder Judiciário, como juiz, e no Poder Legislativo, como deputado federal pelo PCdoB do Maranhão, de atuar no Poder Executivo como Presidente da Embratur.

Em seu discurso, quase poético, no qual enalteceu as riquezas naturais e culturais e a imensidão do Brasil, ele falou também sobre as atividades passadas da Embratur, que já conseguiu transformar o país no destino líder da América do Sul e consolidar a posição do Brasil dentre os 10 países do mundo que recebe eventos. “ No ano passado, 48 cidades brasileiras receberam 265 eventos internacionais, contribuindo para ingresso de divisas no país”, destacando a descentralidade dos eventos.

“Olhemos para o amanhã, disse ele, temos metas ousadas ,mas factíveis”. O objetivo é chegar a 2020 com o dobro de turistas estrangeiros no Brasil e triplicar as divisas oriundas dessas atividades, gerando emprego e renda para mais de três milhões de brasileiros.

Segundo Flávio Dino, “os desafios maiores estão a caminho”. Que é o de fazer dos jogos os dois eventos de maior sucesso desse país, deixando legado material e imaterial para a população brasileira. O legado material estará nas obras de infraestrutura – aeroportos, saneamento, mobilidade urbana, segurança pública etc – e o imaterial, tão concreto quando o material, é de consolidar a imagem do Brasil no exterior. “Que nos ajude a ampliar o Projeto Nacional de Desenvolvimento e fortalecer o objetivo de contribuir com a inserção soberana do Brasil no cenário internacional”, afirmou.

Moderno, competente e eficiente

O novo Presidente da Embratur concluiu dizendo que “nós não professamos a crença de que os grandes atributos de imagem do Brasil são a natureza exuberante, o povo alegre e hospitaleiro e a cultura diversificada. Somos isso, sim, e nos orgulhamos, mas somos também modernos, competentes, eficiente, capazes de fazer os dois maiores eventos do planeta”.

Na solenidade que reuniu ministros, parlamentares, funcionários do Ministério do turismo e da Embratur, falaram ainda o presidente que deixou o cargo, Mário Moisés, desejando “sucesso e sorte” ao novo presidente; e o ministro do Turismo, Pedro Novais, dando as boas-vindas à Flávio Dino, “que chega para somar à grande missão do Ministério do Turismo de desenvolver o turismo brasileiro”, afirmou Novais.

Dino tem 43 anos, é advogado e professor. Foi juiz federal por 12 anos, quando exerceu os cargos de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE)e assessor da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF); foi deputado federal e concorreu as eleições para Prefeito de São Luis, em 2008, e Governador do Maranhão, em 2010. Em ambas as eleições ficou em segundo lugar.

Prestigiaram a cerimônia, os ministros do Esporte, Orlando Silva; da Defesa, Nelson Jobim; da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Presentes também, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, além de deputados e senadores de diversos partidos.

De Brasília
Márcia Xavier