Prefeitura de Manaus não tem uma política educacional, diz Lucia
A cidade de Manaus não possui um Plano Municipal de Educação. A constatação é da vereadora Lucia Antony (PCdoB), autora da audiência pública que foi realizada, nesta quarta-feira (22/06), para debater a política educacional de Manaus.
Publicado 23/06/2011 12:57 | Editado 04/03/2020 16:12
Convocado para falar no evento, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Mauro Lippi, apresentou dados que não convenceram a parlamentar de que o Executivo Municipal possui uma política educacional eficaz. Ele não respondeu as indagações sobre questões importantes como a educação voltada para os portadores de necessidades especiais, a terceirização da merenda escolar, as doenças ocupacionais do educador e a segurança nas escolas. Ele não mostrou também um diagnóstico das demandas por vagas escolares nas diversas zonas da cidade, o que é fundamental para fazer o planejamento.
Lucia Antony vai cobrar explicações por escrito do secretário Mauro Lippi, sobre a política educacional de Manaus. “A política da educação do Município pode até existir. Porém, o secretário não apresentou de forma integral para a Câmara Municipal. Algumas intervenções feitas por parte dos vereadores ficaram sem respostas. Vamos solicitar que estas intervenções sejam respondidas por escrito para que a população possa de fato conhecer a política educacional para Manaus. A explanação do secretário ficou a desejar”, afirmou Lucia Antony.
Creches
O secretário Mauro Lippi afirmou que a Prefeitura de Manaus possui apenas uma creche e mantém convênios com outras três particulares, o que não atende a demanda existente na cidade. Ele salientou que a Prefeitura de Manaus está construindo uma nova creche no bairro Santa Luzia, zona Su, e está previsto a construção de outras cinco creches com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. “Está claro que a cidade de Manaus não possui uma rede pública de creches. A promessa de campanha do prefeito Amazonino Mendes de construir mil creches não será cumprida”, destacou a vereadora Lucia Antony.
De Manaus,
Anwar Assi