PCdoB participa de evento da UAMPA sobre Reforma Política

 A Uampa – União das Associações de Moradores de Porto Alegre promoveu, em 17/6, a quinta audiência pública do Fórum Porto-alegrense da Reforma Política, com a participação de representantes dos partidos que integram o grupo, movimento comunitário e ONGs da Capital. O PCdoB foi representado pelo secretário de Organização do partido na capital, Edison Puchalski. 

Edison Puchalski - debate UAMPA - Uampa/Divulgação

Também participaram Ronaldo Garcia (PPS), João Pancinha (PMDB), Adeli Sell (PT) e Carlos Siegle (PTB), que expuseram e ouviram propostas do público presente.

O objetivo do encontro foi o de ampliar o debate sobre as mudanças nas regras eleitorais que estão sendo discutidas no congresso Nacional, a chamada “Reforma Política”. Os principais pontos discutidos foram, entre outros, a introdução do voto distrital, a volta da verticalização, onde os partidos estariam obrigados a realizar as mesmas coligações em todos os âmbitos (municipal, estadual e federal), a consulta de barreira, em que exclui-se os partidos com menos de 1% dos votos válidos, a ficha suja, a fidelidade partidária, o fim dos suplentes no senado, o fim do financiamento público, onde os candidatos não podem mais receber contribuições de pessoas físicas e jurídicas, a lista fechada, o voto facultativo e a proibição de coligações partidárias.

Mais de 70 lideranças e militantes que atuam nas organizações não governamentais e nos movimentos sociais estiveram presentes no evento. Eles demonstraram nas suas intervenções a preocupação do modo como vem sendo encaminhada a discussão pelos parlamentares, em Brasília e almejam uma discussão mais ampla com a sociedade civil.

Destaque para a presença do CONAM, Unegro, FEGAM, UEE, UJS, JPS, delegados e conselheiros do OP, Projeto Surfar, Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Forum Municipal do Programa Fome Zero, Conselho de desenvolvimento do Partenon, além de outras lideranças.

Com informações da Uampa