Sem categoria

Peru: popularidade de Humala chega a 70% antes da posse

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, tem uma popularidade de 70%, quase 20 pontos percentuais a mais do que a votação que obteve ao vencer as eleições de 5 de junho, destaca uma pesquisa de opinião difundida pela imprensa de Lima.

Ex-militar nacionalista de esquerda, Humala, que fará 49 anos em 27 de junho, tem uma aprovação de 70%, uma desaprovação de 17%, enquanto 13% se dizem indecisos com relação a seu desempenho nos atos públicos realizados desde a sua vitória, nos quais tem moderado seu discurso eleitoral.

Sessenta e um por cento dos entrevistados consideraram, ainda, que Humala deveria imitar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem simpatiza, enquanto 11% acreditam que sua gestão deveria ser como a de Hugo Chávez na Venezuela, enquanto 28% não deram sua posição.

A pesquisa feita pela empresa Ipsos Apoyo foi feita com base em uma amostragem de 1.200 pessoas entre 15 e 17 de junho e foi publicada no jornal El Comercio, de Lima.

Humala, que se apresentou nas eleições como o candidato da mudança, gera expectativas para 39% que dizem acreditar que ele fará um bom governo, contra outros 39% para os quais sua administração será regular, enquanto 6% consideraram que fará um mau governo e 16% não responderam.

"Eu tomo com calma as pesquisas, o importante é que me avaliem assim quando sair da presidência, isto é o que me preocupa e vou me esforçar para manter isso", disse Humala a jornalistas na porta de sua casa, onde apareceu com o filho caçula nos braços para dar uma saudação pelo dia dos pais.

Humala, que venceu as eleições de 5 de junho com 51,4% dos votos contra 48,5% para sua rival, Keiko Fujimori, assumirá a presidência do Pero em 28 de julho por um período de cinco anos, sucedendo a Alan García.

Com AFP